Muitas pessoas sonham em se tornar um servidor público efetivo. A estabilidade no trabalho está cada vez mais valorizada devido as constantes oscilações e inseguranças. De acordo com a Constituição da República Federativa Brasileira, em seu Artigo 37, inciso II, o provimento em cargo público se dá através de concurso público.
Porém, passar em um concurso público é um desafio. A maioria dos candidatos desiste no meio do caminho. Mas por que isso acontece? A inconstância e a ausência de direcionamento são fatores determinantes.
Embora obter aprovação em concurso público não seja igual receita de bolo, vamos ajudar a melhorar seu desempenho com algumas dicas, portanto, a seguir 10 passos para seu sucesso nos certames de concursos públicos.
Não adianta você estudar para carreiras policiais e querer fazer um concurso para carreiras bancárias. Embora haja alguma semelhança entre matérias, estudar pra dois concursos diferentes não é uma boa escolha. É quase impossível alguém conseguir fechar todo ciclo de ambos os concursos, portanto, há um prejuízo claro no desenvolvimento dos estudos. É melhor escolher uma só carreira e se dedicar para somente concursos desta área.
2. Não pare de estudar
A maioria das pessoas para de estudar quando não consegue obter o resultado que esperava. Isso é absolutamente normal. Concurso é como uma fila, você continua até chegar sua vez. Não é um processo fácil, por isso exige do candidato uma disciplina para continuar nos estudos mesmo depois de situações adversas. Lembre-se, é mais fácil você revisar e aprender coisas novas continuamente do que ter que aprender tudo de novo porque esqueceu de determinados assuntos.
3. Se conheça!
Quem melhor para avaliar seu desempenho do que você mesmo? Saiba o que é melhor pra você. Qual melhor método de estudo pra você? Qual melhor horário para estudar? Gosta de estudar com música ou silêncio total? Como você costuma memorizar os assuntos mais rápido? Acima de tudo, saiba os seus limites e aprimore sua meditação e autoconhecimento durante a preparação.
4. Tenha tempo de descanso de qualidade
Descansar é fundamental no processo de aprendizado. É durante o descanso e o sono que memorizamos os assuntos estudados. Não negligencie suas horas de sono. Apesar da ansiedade bater muitas vezes durante o processo, é necessário aprender a lidar para aproveitar ao máximo cada espaço de tempo para descansar. Durma bem e sua mente estará pronta para mais uma maratona de conhecimento! Sair de vez em quando com família e amigos ajuda a relaxar, o desempenho só aumenta, aprenda a não se culpar por estar se divertindo, porque também é um item super importante, aprenda a se dar um tempo, não se cobre tanto, o sucesso vem com o tempo.
5. Estude com qualidade
Você não precisa estudar 12 horas por dia, por exemplo. Nosso cérebro também precisa de descanso, e quanto mais tempo a gente estuda, menos ele absorve. Tudo o que você precisa é de horas estudadas com qualidade e não quantidade. Estudar de 1 a 4 horas por dia de forma espaçada, dando intervalos pequenos para descanso é o suficiente para um aprendizado com qualidade.
6. Faça exercícios físicos
Não esqueça de cuidar do corpo também. Entendo que na nossa preparação a gente só quer saber de uma coisa, estudar mais e mais pra absorver o máximo de conteúdo possível no menor tempo. O que acontece se ficarmos sem se exercitar, na verdade, é um prejuízo para os estudos, ficamos mais cansados facilmente, perdemos rendimentos, perdemos concentração, enfim. Não precisa ser todo dia, mas faça algo durante a semana, vá caminhar ou pedalar no final de semana, pratique esportes, só melhora nossa capacidade nos estudos, e, principalmente, se hidrate!
7. Faça simulados e revisões periódicas
Como medir nosso desempenho e avaliar nossos pontos fracos e fortes se não nos testamos? Não adianta apenas ver muitas vídeo-aulas ou ler muita lei seca. Precisamos nos forçar a lembrar do que estudamos frequentemente. Para isso devemos fazer revisões semanais e simulados periodicamente. Uma dica ótima é: Dê aula pra si mesmo! Reúna materiais e tente se explicar o assunto que aprendeu, isso ajuda muito na memorização.
8. Escolha um local adequado para estudar
É primordial escolher um local bom e confortável para os estudos. É naquele local que você vai passar horas da sua vida. Você precisa de concentração e de conforto, não escolha locais que tenha muitas distrações. Pra estudar com qualidade não precisa estudar muitas horas, apenas o suficiente para focar e aprender com qualidade.
9. Cuidado com o celular!
Distrações com o celular são bastante comuns. O tempo que gastamos em rede sociais são cruciais para o aprendizado. A mente cansa com coisas que não são tão importantes. Aprenda a dar preferência para os estudos primeiro e a se limitar. Entenda que esse processo não é pra sempre, é apenas uma abdicação momentânea que assim que você conquistar seu objetivo tudo vai voltar ao normal. Cuidado com a procrastinação, tenha disciplina, lembre-se que ninguém pode fazer isso por você, então pratique o autocontrole. Dica extra, nos celulares já existem ferramentas de controle do tempo de uso, ative e controle seu uso.
10. Tenha mentores!
Parece até papo de vendedor, né. Mas é real! O mentor vai te ajudar a chegar nos seus objetivos mais rápido, porque ele já sabe como fazer pra chegar lá e vai te ensinar passo a passo. A grande dificuldade de passar em um concurso é ver que com o passar do tempo não está tendo resultados porque não sabe encontrar o caminho certo, não sabe onde tem que melhorar e o que fazer. Isso gera muitas desistência de potenciais candidatos que só precisavam de um direcionamento, mas acabaram se perdendo no desânimo. Aproveite e contate-nos para mais informações de nossas mentorias. Oferecemos cronograma personalizado, materiais exclusivos, simulados, bancos de questões, e muito mais!